Categorias
Literatura livro

Theodore Dalrymple

Conheci os livros desse autor por causa de um vídeo de Rodrigo Gurgel e fiquei fã. Li três livros dele, onde ele fala sobre o declínio da nossa cultura, da relativismo moral e outras coisas. Tudo o que o senhor Theodore comenta é sobre a Inglaterra, mas pode ser observado no Brasil. Os textos dele são ótimos de ler, porque parece que o leitor está lendo ficção de tão fluído, além de ter um ótimo senso de humor.

No livro ‘’Podres de Mimados’’, Dalrymple mostra como sentimentalismo tomou conta da cultura ocidental e como isso é prejudicial. Ele cita o exemplo da crença moderna que não se deve corrigir as criança vem prejudicando a inteligência das pessoas. Ele também faz críticas muito forte à outra crença moderna de que os criminosos também são uma espécie de ‘’vítima social’’. Ele associa tudo isso a decadência da cultura ocidental, que ele vê como uma espécie de cegueira de uma elite que não convive com outras classes sociais e acha que não precisa do povo, pois sabe tudo e somente essa elite é capaz de fazer as mudanças e as impõe sem se importar com o povo.

Uma das coisas que me chamou atenção no senhor Dalrymple é que ele está bastante preocupado com o crescimento do poder do Estado e da decadência de instituições como a família. E como aos poucos  a liberdade do indivíduo vem caindo, criando um Estado totalitário que vigia as pessoas o tempo todo, inclusive mudando a linguagem e a história. Ele demonstra que na verdade os supostos benefícios dados pelo Estado não passa de uma forma de controle sobre o povo.

Mas Theodore também vê coisas muito boas no nosso tempo, por exemplo uma pessoa pobre na Inglaterra consegue comprar um alimento barato qualquer e não morrer de fome e que temos a liberdade de nos casarmos ou não e de escolher a nossa religião. Lembrando que o autor sempre cita casos da Inglaterra, mas também comenta sobre as experiências que teve nos países comunistas e na África, além de narrar a experiência como psiquiatra em um presídio.

Achei muito interessante perceber lendo Theodore Dalryple e vendo ao alguns vídeos de Roger Scruton( que ainda pretendo ler os livros dele) é que os conservadores tidos como ‘’retrógradas e maus’’ , mas a coisa não é bem assim. Eles só querem manter valores éticos e morais que na verdade nos tornam livres por nos tornar indivíduos. Em breve vou ler mais livros desse autor.

Vou deixa o link de alguns livros do senhor Dalrymple.

Nossa Cultura ou o que restou dela https://amzn.to/2Jzy5aw

Podres de Mimados https://amzn.to/2Vo2w6m

Qualquer coisa serve https://amzn.to/3myxaWM

E uma biografia do autor em Inglês http://www.skepticaldoctor.com/life/

Fonte da foto: http://www.skepticaldoctor.com/

  

Por Karina dos Anjos

Uma moça que gosta de escrever.

2 respostas em “Theodore Dalrymple”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s